Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Galiza - Seminário AGLP: ‘Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico’

Amanhã, 20 de dezembro de 2016, terça-feira, desde as 16.30 horas, na Casa da Língua Comum

Academia Galega da Língua Portuguesa organiza o seminário «Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico», para dar a conhecer à comunidade académica e ao público em geral aspectos pouco conhecidos e divulgados do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em que participou uma Delegação de Observadores da Galiza (1986 no Rio de Janeiro, e 1990 em Lisboa) e que implicaram uma mudança na gestão das decisões na política linguística, o que poderá contribuir a compreender algumas das polémicas produzidas na sua aplicação.

Para este fim convocou em Santiago de Compostela várias personalidades que intervieram na organização e realização das reuniões conducentes ao Acordo de 1990. São os professores Malaca Casteleiro e Fernando Cristóvão, da Academia das Ciências de Lisboa, e Isaac Estraviz e António Gil, da Academia Galega da Língua Portuguesa. A este elenco de protagonistas juntam-se o professor Rolf Kemmler, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Renato Epifânio, do Movimento Internacional Lusófono, e Ângelo Cristóvão e Joám Trilho, da Academia Galega da Língua Portuguesa.



Com este evento pretende-se também divulgar aspectos significativos do relacionamento cultural luso-galaico, pôr em valor o papel histórico da Comissão Galega do Acordo Ortográfico e do seu presidente, José Luís Fontenla Rodrigues, nos Acordos Ortográficos de 1986 e 1990, bem como dar conhecimento do conteúdo da Doação Fontenla, património da cultura galega depositado na Fundação AGLP.

O seminário decorrerá o dia 20 de dezembro de 2016, terça-feira, dando início às 16.30 horas, na Casa da Língua Comum, rua de Emílio e de Manuel núm. 3, de Santiago de Compostela. Entrada livre. In “Portal Galego da Língua” - Galiza

Programa do seminário «Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico»


Sem comentários:

Enviar um comentário