Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Moçambique – Empresa chinesa pretende instalar-se para transformação de carvão

Uma empresa chinesa chamada China Brasil Xinnenghuan International Investment (CBStell) está interessada em instalar uma indústria de transformação de carvão metalúrgico em carvão de coque. O interesse foi formalizado na passada sexta-feira, na cidade de Maputo, através da assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio e a direcção da empresa daquele país asiático.

Caso o projecto seja concretizado, a empresa CBStell vai comprar o carvão metalúrgico extraído na província de Tete pela empresa brasileira Vale e outras companhias para depois transformá-lo em carvão de coque. De seguida, a empresa vai exportar o carvão transformado para abastecer sua indústria siderúrgica localizada no Brasil, especializada na produção de aço.

Para implementar o projecto, a empresa chinesa terá de investir cerca de 1.4 biliões de dólares norte-americanos. O objectivo principal é exportar quatro milhões de toneladas de carvão coque anualmente para o Brasil.

O projecto ainda não foi aprovado pelas autoridades nacionais, mas é apoiado pelo Governo. A empresa China Brasil Xinnenghuan International Investment veio a Moçambique para apurar se há disponibilidade de carvão que necessita para viabilizar o projecto, bem como espaço para instalar a sua indústria na cidade de Nacala. Se tudo correr como está planeado pela empresa, o projecto começa a ser implementado este ano.

Para a implementação do projecto, a empresa contará com um financiamento do governo chinês, assegurou ao “O País”, uma fonte do Ministério da Indústria e Comércio moçambicano. Clemênsio FijamoMoçambique in “O País”

Sem comentários:

Enviar um comentário