Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Moçambique - Renovação dos laços de cooperação bilateral com a Indonésia

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu em audiência, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, cuja agenda principal era renovar os laços de cooperação bilateral, com foco no campo económico. Faziam parte da agenda da governante indonésia também transmitir cumprimentos e uma carta do presidente da Indonésia, Joko Widodo, convidando Filipe Nyusi a participar na cimeira da Organização dos Estados da Costa do Oceano Índico.

Nesta visita da ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, é também interesse do seu país reforçar as relações bilaterais, sobretudo económicas, com Moçambique, daí o encontro mantido, na tarde de ontem, entre 50 empresários moçambicanos, empresários da Câmara de Comércio da Indonésia para África, membros do EXIM Bank da Indonésia e as indústrias estratégicas daquele país.

A Indonésia diz privilegiar a cooperação económica com países africanos e que, com Moçambique em particular, tem interesse nas potencialidades que o país apresenta em diversos sectores, daí que quer se concentrar nas relações económicas a partir deste ano. 

Já em meados do ano passado, a Indonésia tinha manifestado interesse em aumentar o pacote de investimento no país, priorizando sectores como agricultura, turismo e pesca, através do respectivo embaixador, Titto Baptista, durante uma audiência com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Na ocasião, o diplomata indonésio fez saber que o seu país está a investir mais de 12 milhões de dólares, em Moçambique, no sector de gás.

Já em Outubro de 2016, grupo de empresários moçambicanos deslocou-se à Indonésia para realizar encontros exploratórios com a contraparte indonésia, que se mostrou disponível a investir e apoiar institucionalmente as empresas moçambicanas interessadas no “know how” asiático. Durante a sua participação na Expo Trading Jakarta 2016 (Feira de exposição das potencialidades daquele país), a delegação moçambicana realizou encontros com representantes de grupos hoteleiros, fabricantes de materiais de construção civil e das indústrias têxtil e alimentar.

Naquele país, os moçambicanos realizaram também visitas de trabalho a unidades de produção de enlatados e alimentos pré-confeccionados, para além da fábrica de insecticida.

Sobre a economia da indonésia

A Indonésia tem uma economia que se apoia na agricultura, na mineração e na indústria. A produção agrícola é diversificada, sendo os principais produtos: milho, arroz, batata-doce, mandioca, chá, café e tabaco. A extracção da madeira tropical para exportação é significativa.

Na mineração explora sobretudo o gás natural e o petróleo. A Indonésia produz ainda o ouro, cobre, bauxite e níquel. O investimento estrangeiro no país tem aumentado substancialmente devido aos interesses de grandes mineradoras em explorar a região.

O sector industrial da Indonésia regista crescimento acelerado, sobretudo na produção de bens de consumo e têxteis. Produz ainda: papel, cimento, pneus e componentes electrónicos. In “O País” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário