Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Portugal – O mercado portuário em Dezembro de 2016

O ano de 2016 termina com a confirmação da tendência de crescimento do volume de carga movimentada no sistema portuário do Continente, registando a marca mais elevada de sempre ao ultrapassar 93,9 milhões de toneladas, valor superior em +5,1% ao verificado em 2015. Este desempenho deve-se, concretamente, ao comportamento observado no porto de Sines, cujo movimento ascendeu a 51,2 milhões de toneladas, excedendo em cerca de +7,2 milhões de toneladas (+16,4%) o verificado no ano anterior.

Em termos de variações positivas, Sines é unicamente acompanhado pelo porto da Figueira da Foz que, sendo embora de pequena dimensão, registou um acréscimo de +3,7% (+74 mil toneladas), ao que se contrapõem quebras verificadas nos restantes portos, que ascendem no seu conjunto a um total de cerca de -2,7 milhões de toneladas, fixando um acréscimo final global líquido de +4,6 milhões de toneladas.

Dos portos com variações negativas comparativamente a 2015 destaca-se o porto de Lisboa que fechou o ano com quase -1,4 milhões de toneladas (-11,9%), Setúbal que movimentou -509,6 mil toneladas (-6,8%), Leixões com 475,8 mil toneladas (-2,5%), Faro com -237,9 mil toneladas (-60%), Aveiro com -14,6 mil toneladas (-2,5%) e Viana do Castelo com -41,3 mil toneladas (-9,6%). Assinala-se o porto de Faro ter registado em dezembro um embarque de 6 mil toneladas, num quadro de suspensão da atividade portuária desde junho por efeito da suspensão da atividade da unidade de produção da Cimpor, em Loulé.

O porto de Sines mantém, naturalmente, a posição de liderança no sistema portuário, com uma quota de 54,5% do mercado, superior em 5,3 pontos percentuais à que detinha no final de 2015. Por ordem de grandeza segue-se o porto de Leixões, com 19,5% (tendo perdido 1,5 pontos percentuais relativamente à quota que detinha no início do ano), Lisboa, com 10,9% (+0,3 pontos percentuais do que em novembro, mas -2,1 pontos percentuais do que no início do ano), Setúbal, com 7,4% (-0,9 pontos percentuais do que no final de 2015), e Aveiro, com 4,8% (0,4 pontos percentuais do que no final do ano anterior).

Importa recordar que o desempenho do porto de Sines em 2016 beneficiou da circunstância de o Terminal Oceânico de Leixões ter estado inoperacional desde março a outubro, para manutenção da monoboia em estaleiro, o que levou a que cerca de 1,7 milhões de toneladas de Petróleo Bruto transportadas em navios de grande dimensão com destino a Leixões tivessem passado por Sines.

O tráfego de contentores registado em 2016 nos portos do continente, em operações Lo-Lo e Ro-Ro, atingiu cerca de 1,73 milhões de Unidades correspondentes a cerca de 2,74 milhões de TEU, valores que refletem acréscimos homólogos de, respetivamente, +4,8% e de +6,4%, e representam as melhores marcas de sempre neste segmento de mercado.

Este índice de crescimento do mercado de contentores resulta da contribuição dos portos de Sines, Setúbal e Figueira da Foz, que com acréscimos de, respetivamente, +13,6%, +29,2% e +15,6% no movimento em TEU atingem individualmente os volumes mais elevados de sempre, e ainda de Leixões, que regista um acréscimo de +5,6% (atingindo um volume que apenas foi ultrapassado pelo observado em 2014), que é contrariada pela quebra observada no porto de Lisboa, que, não obstante a progressiva recuperação desde maio (mês em que cessou o período mais recente de greves dos trabalhadores portuários), ainda fechou o ano com 18,7% do que o valor de 2015.

Neste segmento de mercado o porto de Sines reforça a posição de líder aumentando 0,4 pontos de percentagem à sua quota de mercado que passa para 55,1% do total de TEU movimentados. Seguem-se Leixões com 24%, Lisboa com 14,3% e Setúbal com 5,7%. Sublinha-se o facto de o tráfego de contentores ser fortemente influenciado pelo tráfego de transhipment registado no porto de Sines, que durante o ano de 2016 representou cerca de 80,2% do movimento de contentores do próprio porto e 44,2% do movimento total de contentores nos portos do continente, após ter registado um crescimento de +15,7% face ao ano de 2015.

Poderá aceder a mais informação aqui. Autoridade da Mobilidade e dos Transportes - Portugal

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