Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de março de 2017

Cuba - Vacina para pacientes de HIV mostra sinais de eficácia

Uma vacina terapêutica destinada a reduzir a carga viral dos doentes com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o que afecta a qualidade de vida dos pacientes, está actualmente numa fase de ensaio clínico, na qual se estuda a sua segurança.

A investigadora Yayri Caridad Prieto Correa, do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Havana, expressou que nos nove pacientes nos quais a vacina foi testada, cujo nome é TERAVAC - HIV, não se apresentaram efeitos adversos ou toxicidade, que é o principal objectivo da fase.

Depois dos estudos pré-clínicos em animais de laboratório e os testes no pequeno grupo de seres humanos, demonstrou-se que potencia-se a resposta imune do organismo, embora Prieto Correa tenha insistido para não se criar falsas expectativas.

Especificou que este é um projecto que data de há vários anos, e atrasará outros que compreenderão fases superiores de ensaios com um maior número de seropositivos, nos quais se provará a eficácia em grande escala e de forma integrada para determinar se deseja-se prosseguir ou não com a proposta.

O importante, sublinhou, que as instituições científicas do país, e em particular o CIGB, mantenham entre as suas prioridades de pesquisa a procura de candidatos a vacinas contra o HIV, embora actualmente se mantenha a prevenção como o principal método para evitar o contágio.

O objectivo, afirmou, é obter a substituição da actual terapia tripartida, que consiste na combinação de vários métodos que impedem o desenvolvimento do HIV, altamente eficaz, porque os inibidores retrovirais bloqueiam a propagação do vírus, mas pode causar danos colaterais e obrigar nalguns casos a interromper o tratamento durante algum tempo.

A proposta apresentada por Prieto Correa e uma equipa de pesquisadores no primeiro Congresso BioProcess 2017, que acontece em Havana, mostra sinais de eficácia, e esclarece que não cura a doença.

A sua administração realiza-se simultaneamente por via da mucosa, com o emprego de spray e intramuscular, e tem-se provado preliminarmente que diminui a carga virai nas células CD8.

A vacina TERAVAC - HIV, apresentada aos participantes do primeiro Congresso BioProcess 2017, provenientes de três continentes, fez parte das propostas do simpósio número três que abordou novas formulações de administração de fármacos para produtos de uso humano e veterinário.

Segundo o sítio da Saúde em Cuba, Infomed, 31 anos após o primeiro caso diagnosticado no país com o HIV, eliminaram-se a transmissão através do sangue e seus derivados e de mãe para filho, de modo que mantêm-se a sexual como forma predominante de infecção, causando mais de 99 por cento dos casos diagnosticados. In “Cuba Debate” – Cuba  Tradução Baía da Lusofonia

1 comentário:

  1. COMO EU OBTIVE CURADO DO VÍRUS DO HIV
    Era 2016, quando fui testado como HIV positivo. Naquela época eu estava grávida do meu primeiro filho. Em dezembro de 2016, dei à luz um menino saudável. Naquele momento, eu estava tomando o reforço apenas.
    Em 2017, comecei a ficar muito doente. Peguei três meses de licença por doença para me recuperar.
    Comecei a tomar ARV em 2017, mas ainda estava muito doente. Minha contagem de CD4 foi de 130.
    Comecei a tomar Medicamentos Herbal do Dr. SANI em setembro de 2017 e voltei no trabalho no final de outubro de 2017 forte e saudável. Minha conta de CD4 chegou até 609. Continuei com o Tratamento Herbal e comi alimentos saudáveis ​​e frutas.
    Depois de terminar a Medicina Herbal Em dezembro de 2017, o Dr. SANI disse-me que fizesse um exame médico e, para minha maior surpresa, meu resultado do teste saiu Negativo e, desde então, minha alegria não conhece limites.
    Agora eu sou muito forte e saudável, e sem HIV, a Fitoterapia é mágica.
    As pessoas devem acreditar nestas "Medicinas Herbal". Se não fosse para os Herbal Medicines, eu ainda estaria lutando com o vírus mortal. Espero que todos acreditem no Tratamento Herbal. Pode funcionar para você também, se você acredita nela e segue as prescrições.
    Entre em contato com DR. SANI
    EMAIL: perfectherbalcure@gmail.com
    Whatsapp: +2348118184266

    ResponderEliminar