Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Bolívia – Numa década duplicou o número de estudantes universitários

La Paz - Durante a última década o número de estudantes bolivianos inscritos nas universidades duplicou e o investimento em educação aumentou três vezes, informou o vice-presidente Álvaro García Linera em ato no departamento de Tarija.

O vice-mandatário inaugurou uma dependência da universidade autônoma Juan Misael Saracho, em Villa Montes, com um custo de dois milhões e 400 mil dólares.

Este centro, onde se formarão estudantes de engenharia de petróleo, gás e petroquímica, consta de 12 salas, duas bibliotecas, dois laboratórios, áreas técnicas, salas de instrumentos e plantas de tratamento de resíduos químicos.

Ao falar no ato, o vice-mandatário recordou que há 10 anos o número de alunos nos centros de altos estudos era de 12 mil, no entanto, em 2015 aumentou para 23 mil e agora chega a quase 25 mil.

“Há uma incorporação crescente e em massa de estudantes às universidades”, disse.

Quanto ao investimento no ensino, o total triplicou e hoje chega a 13 por cento do Produto Interno Bruto, um parâmetro similar ao de países desenvolvidos, assinalou.

García Linera recordou que desde a chegada ao poder do presidente Evo Morales, em 2006, foram destinados três bilhões e 600 milhões de dólares à construção de obras em Tarija.

Para o período 2017-2020 a cifra será de três bilhões e 900 milhões de dólares, informou.

Tarija celebrará neste 15 de abril o bicentenário da Batalha da Tablada, na luta por sua independência. In “Prensa Latina” - Bolívia

Sem comentários:

Enviar um comentário