Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Portugal e Timor-Leste com protocolo de cooperação em património arquivístico

O memorando tem como um dos seus objetivos a transferência de conhecimento e de formação na área arquivística entre os dois países

O Governo de Portugal e de Timor-Leste assinaram um protocolo de cooperação para a salvaguarda e divulgação de património arquivístico comum, de acordo com o Ministério da Cultura.

O documento refere que o Arquivo Nacional de Timor-Leste e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo da República Portuguesa são detentores de património documental cujos "conteúdos podem contribuir para estimular a permuta de informação contidas nos acervos arquivísticos de interesse comum, os quais constituem parte integrante da memória coletiva e individual de ambos os países".

O protocolo de cooperação foi assinado pelo ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes, e pelo ministro da Administração Estatal da República de Timor-Leste, Dionísio Babo Soares, tendo a cerimónia ocorrido no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

O documento pretende permitir a cooperação para a digitalização de documentos relacionados com a história comum entre os dois países e também em outras áreas acordadas entre os dois países.

Os dois países incentivarão a promoção de todas as medidas para o diagnóstico de necessidades, organização e a inventariação de fundos documentais, bem como o desenvolvimento e intercâmbio de pesquisa documental sob a guarda de ambos os Estados, designadamente, os que respeitam ao património arquivístico comum.

Os dois países poderão fomentar, refere o protocolo, ações de divulgação tais como colóquios, exposições, concursos monográficos e demais eventos julgados de interesse, a terem lugar em Timor-Leste e em Portugal.

Portugal e Timor-Leste promoverão também projetos comuns destinados à realização de candidaturas a financiamentos externos.

Este protocolo de cooperação pretende prosseguir com os objetivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no que se refere à recuperação do acervo histórico dos Estados-membros do bloco lusófono e a criação de mecanismos que facilitem a reprodução deste património comum. In “Revista de Portugal e das Comunidades” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário