Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de abril de 2017

São Tomé e Príncipe - Republica Popular da China reabre embaixada

São Tomé – A República Popular da China reabriu oficialmente a sua embaixada em São Tomé e Príncipe em cerimónia copresidida pelo Encarregado do Negócio chinês, Wang Wei e pelo ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho.

No seu discurso o representante de Pequim disse que a reabertura da embaixada chinesa em São Tomé é “um acto de profundo significado na relação bilateral sino-santomense” tendo sublinhado que a China está disposta de apoiar o autodesenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe e o bem-estar do povo são-tomense.

“Irmãos unidos, a força é poderosa suficiente para cortar metal”- disse Wang Wei citando proverbio chinês para depois sublinhar que relação diplomática entre os Estados “não só corresponde aos interesses fundamentais dos dois Países e Povos” mas também “ se conforma a grande corrente da amizade China-Africa”.

Por outro lado, o ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho anunciou para breve a reabertura da representação diplomática são-tomense em Pequim bem como o acto de troca dos embaixadores para as respetivas capitais.

Urbino Botelho disse no seu discurso que a reabertura a embaixada de Pequim na capital são-tomense “ evidencia a importância” relacionamento entre os dois Países quer no plano interno como internacional ”.

Além de ter sublinhado que “a China pode de novo constituir um parceiro fundamental” São Tomé e Príncipe neste momento de crise financeira internacional, Urbino Botelho acrescentou que “estão assim relançadas as bases e condições ideias para uma cooperação mutuamente vantajosa numa perspectiva para o desenvolvimento económico e o bem-estar para os respectivos Países e Povos”.

A cerimónia contou ainda com a presença do ministro das Finanças, Américo Ramos, ministro das Infraestruturas, Carlos Vila Nova e o ministro da Educação, Olinto Daio bem como a representação do corpo diplomático acreditado no arquipélago.

São Tomé e Príncipe e a Republica Popular da China restabeleceram relações diplomáticas a 26 de Dezembro último em detrimento de Taiwan. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “Agência Noticiosa de S. Tomé e Príncipe”

Sem comentários:

Enviar um comentário