Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 6 de maio de 2017

UCCLA – Apresentação do vencedor do Prémio Literário UCCLA


Thiago Rodrigues Braga vence Prémio Literário UCCLA

O vencedor da 2.ª edição do Prémio Literário UCCLA: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa foi atribuído à obra “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de 35 anos, natural de Corumbá, Goiás, Brasil.

A Menção Honrosa foi atribuída ao trabalho poético “Asa Norte” da autoria de Rafaela Nogueira Barbosa, de 31 anos, natural do Rio de Janeiro, Brasil.

Os resultados do Prémio Literário serão apresentados publicamente, amanhã, 7 de maio de 2017, a partir das 17h30, no auditório da UCCLA.

A obra vencedora será apresentada e lançada no dia 16 de junho, pelas 18 horas, no Auditório da APEL da Feira do Livro de Lisboa e será distribuído pelo jornal Público, em Portugal.

Esta 2.ª edição do prémio contou com a apresentação de 520 obras candidatas.

Os autores candidatos representam uma diversidade e abrangência, que vai para além dos países lusófonos, pois abrangeu outras nacionalidades como Inglaterra, Holanda, Espanha, Argentina e Estados Unidos da América, com textos em Português.

Quanto ao género, 169 são mulheres e 351 são homens. Foi um sucesso no seu objetivo de promover a escrita entre jovens, que contabilizam cerca de 55% - 28 candidatos têm idades entre os 16 e os 20 anos; e entre os 20 e os 40 anos foram apresentados 260 candidatos. Por outro lado conseguimos um diálogo de gerações, atraindo ao nosso concurso cerca de 10% de escritores seniores, com idades entre os 60 e os 90 anos.


O júri, que tinha como consultor António Carlos Cortez, foi constituído por António Carlos Secchin (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), Isabel Alçada (Portugal), José Luís Mendonça (Angola), José Pires Laranjeira (Portugal), João Lourenço (em representação da Biblioteca Nacional de Angola), João Pinto Sousa (Editora A Bela e o Monstro) e Rui Ávila Lourido (coordenador cultural da UCCLA).


O Prémio Literário é uma iniciativa conjunta da UCCLA, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.

O Prémio Literário UCCLA foi lançado em 2015, tendo sido atribuído o prémio vencedor da 1.ª edição ao romance “Era Uma Vez Um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja, de Portugal. UCCLA




Morada:
Avenida da Índia, n.º 110 - entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches - Lisboa

Como chegar:
Autocarros e Elétrico (Rua da Junqueira): 15E, 18E, 714, 727, 728, 729 e 751
Comboio: Estação de Belém
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Sem comentários:

Enviar um comentário