Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Baía da Lusofonia – Quinto aniversário

Quando em Janeiro passado o Prof. José Manuel Simões na apresentação do seu livro “Jornalismo Multicultural em Português - Um estudo de caso de Macau”, apresentado na cidade de Macau e referindo-se ao jornalismo local, afirmava: “diria que são jornais mais para os portugueses do que jornais de língua portuguesa, porque os jornais em si chegam muito pouco às outras comunidades que falam português e deviam fazer essa aposta para chegar também a comunidades que falam outras línguas”. Este exemplo particular que o Prof. José Manuel Simões focou, pode-se generalizar aos principais centros de língua portuguesa, onde há uma preocupação de informar os naturais dessas comunidades, esquecendo-se que a notícia deve ser partilhada, construindo pontes para outros pontos do universo, veiculando-os a conhecimentos a que regularmente não têm acesso e criando um clima de proximidade.

O blogue “Baía da Lusofonia” teve a necessidade de vir ao mundo, quando um jovem colega doutorado do mentor da ideia proferiu que não era capaz de raciocinar em português.

Entretanto já passaram cinco anos e neste Dia Mundial da Criança, 01 de Junho de 2017, cumpre-se o quinto aniversário do blogue “Baía da Lusofonia”, sempre com a preocupação de levar ao sabor da maré, palavras que podem estar escritas em galego, português, seja de Portugal ou do Brasil, de Angola ou Moçambique, crioulo, enfim das mais diversas formas com origem no galaico – português.

Passados estes cinco anos, visitantes trazidos pelo Atlântico, Índico e Pacífico, cruzam-se várias vezes ao dia pelo blogue, fazendo com que este dê várias voltas ao mundo em 24 horas. Já são mais de 140 mil visitantes, dos quais 40 mil neste ano de 2017, distribuídos por 157 países e territórios, que procuram no blogue “Baía da Lusofonia” os diversos conhecimentos apresentados em mais de 3 mil textos. Sinal de que estamos numa boa nau é o reflexo dos leitores de um país como Portugal, representar apenas 13,3% do total das visitas, sendo no entanto o segundo país com mais presenças, depois dos Estados Unidos.



Visitantes do Brasil, Rússia, Alemanha, China, França, Moçambique, Quénia e Ucrânia, completam o núcleo dos dez principais países que acedem ao blogue na procura de informação. Mas visitantes de Angola, Reino Unido, Polónia, Holanda, Itália, Espanha, Cabo Verde, Canadá, Suíça, Irlanda, Índia, Macau, Finlândia, Indonésia, Roménia, São Tomé e Príncipe, República Checa, Lituânia, Singapura e Bélgica assiduamente ancoram no blogue em busca de conhecimento.

Os agradecimentos a todos aqueles que desinteressadamente têm colaborado com este projecto, procurando que as notícias em língua portuguesa cheguem aos mais diversos pontos do globo. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário