Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 24 de junho de 2017

Botswana – Faleceu antigo presidente Quett Masire

Gaborone - O antigo presidente do Botswana, Quett Ketumile Joni Masire, (23 Julho 1925 – 22 Junho 2017) faleceu na clínica Bokamoso (nordeste de Gaborone), às 22h10 de quinta-feira, aos 91 anos, anunciou sexta-feira fonte oficial, citada pela imprensa.

Masire é o segundo Chefe de Estado deste pequeno Estado da África Austral, após a morte do 'pai' da independência do país, Seretse Khama, pai do actual Presidente do Botswana Seretse Khama Ian Khama.

Durante a sua vida política foi mediador em vários conflitos no continente africano, como Moçambique.

“Morreu na clínica Bokamoso (nordeste de Gaborone), rodeado pela família, às 22h10 de quinta-feira. Agradecemos a todos pelas orações e mensagens de apoio neste momento difícil”, indicou Fraser Tlhoiwe, secretária pessoal do antigo presidente, num comunicado.

Masire fora hospitalizado quarta-feira para uma intervenção cirúrgica, desconhecendo-se mais pormenores, após o que ficou internado nos cuidados intensivos.

Quett Masire foi eleito para a presidência do Botswana em 1980, após a morte do “pai” da independência do país, Seretse Khama, e foi sucessivamente reeleito, até que, em 1998, apresentou a demissão.

Os anos da sua presidência foram marcados por um período particularmente forte de crescimento económico, sendo considerado como um dos principais arquitectos da estabilidade que o país sempre viveu.

Masire desempenhou um papel de pacificador na região, ao envolver-se nas negociações de paz em Moçambique entre o governo moçambicano e a Renamo, o maior partido da oposição.

Após abandonar a presidência do Botswana, envolveu-se também na resolução de várias crises políticas, como no Quénia e Lesotho.

Quett Masire presidiu ainda ao painel de 'personalidades eminentes' encarregado de investigar as circunstâncias que rodearam o genocídio no Ruanda, em 1994.

O pequeno Estado da África Austral, uma das democracias mais estáveis do continente africano, é governada desde a independência, em 1966, pelo Partido Democrático do Botswana (BDP, na sigla inglesa), força política que foi liderada por Masire. In “Agência Informação de Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário