Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Guiné-Bissau - Taxa de mortalidade infantil regista redução de cerca de 33 por cento

Bissau – A taxa de mortalidade infantil tem estado a reduzir-se na Guiné-Bissau desde os anos 90 a esta parte, situando-se agora em 68 mortos em cada mil nascidos vivos contra os 300 por mil anteriormente, ou seja uma redução de cerca de 33 por cento.

A informação é do Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), que cita um estudo feito pelo Projecto de Saúde de Bandim, durante os trabalhos da Sessão Científica realizada na passada quinta-feira em Bissau onde se procedeu a apresentação de dados sanitários do país.

Plácido Cardoso informou também que o relatório do último Inquérito Múltiplo (MICS/2015) levada a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística e Censo mostra igualmente a redução de mortes dos recém-nascidos, que saiu de 124 mortos por 1000 nascidos vivos para os actualmente 55.

Aquele responsável disse que, com esses resultados, pode-se dizer que o país conseguiu reduzir a mortalidade infantil, tendo justificado que o presente quadro positivo se deve às vacinas, nomeadamente a BCG aplicada logo à nascença, o anti-sarampo, o uso de mosquiteiros impregnados e outros.

Peter Aaby, do Projecto de Saúde de Bandim recomendou a vacinação das crianças contra o sarampo logo ao nascer e não no nono mês como acontece actualmente nos centros de saúde. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário