Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 13 de junho de 2017

Macau - Músicas apresentam “poemas ricos” às crianças

A Casa de Portugal lançou um álbum de músicas infantis intitulado “Castelos no Ar”. Com um total de 12 canções, compostas e arranjadas por músicos do território, o disco inclui poemas de autores portugueses, procurando mostrar “o peso de Portugal na literatura”



O Pequeno Auditório do Centro Cultural de Macau teve casa cheia na passada sexta-feira para o lançamento de “Castelos no Ar”, um disco com 12 canções compostas por Tomás Ramos de Deus e Felipe Fontenelle, com arranjos e produção musical a cargo de Miguel Andrade. No entanto, e apesar do CD se focar principalmente nas crianças, as letras são compostas por poesia portuguesa, da autoria de Sophia de Mello Breyner, José Jorge Letria, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Manuel António Pina, entre outros.

“Em vez de estarmos a fazer um disco com as canções do ‘Atirei o pau ao gato’, ‘Joana come a papa’, que são um pouco pobres em termos de mensagem, pensámos que mais valia as crianças saberem coisas ricas e bonitas. É um privilégio saberem poemas de Fernando Pessoa com sete ou oito anos”, explicou Tomás Ramos de Deus, um dos músicos, em declarações ao Jornal Tribuna de Macau.

A iniciativa nasceu da ideia da Casa de Portugal em Macau de ter um “projecto para crianças” aliada à vontade dos músicos, que também tinham esse “sonho antigo”, e uma “inspiração emergente”, com o nascimento do filho de Tomás Ramos de Deus e do sobrinho de Felipe Fontenelle.

“Castelos no Ar”, título inspirado numa música do poeta Manuel António Pina, pretende estimular a “magia, imaginação e criatividade” nas crianças, com “poemas ricos” para mostrar “o peso de Portugal na literatura”, sublinhou Tomás Ramos de Deus.

Por outro lado, o público chinês não foi esquecido, já que o álbum é apresentado em versão bilingue (nos textos), com o intuito “de dar a conhecer a literatura portuguesa ao público chinês, que é também uma das missões da Casa de Portugal”.

O lançamento de “Castelos no Ar”, iniciativa inserida no programa de comemorações de “Junho, Mês de Portugal”, teve lugar no Centro Cultural de Macau, com muitas surpresas para os presentes. Houve uma produção criativa a cargo da equipa da Casa de Portugal liderada por Elisa Vilaça, incluindo a presença de alunos da Escola Portuguesa de Macau e do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, projecção de vídeos, marionetas e muita animação.

Para além dos músicos que integram o projecto, o lançamento do disco no Pequeno Auditório do Centro Cultural contou com a presença de Luís Bento na bateria, Paulo Pereira nas percussões e ukulele e o acordeonista Slobodan, vindo da Madeira propositadamente para este concerto.

O disco “Castelos no Ar” já pode ser adquirido nas instalações da Casa de Portugal, havendo ainda a vontade do organismo de divulgar o projecto junto das escolas. Pedro Santos – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário