Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 24 de junho de 2017

Moçambique – Ministério da Saúde e Embaixada dos EUA promovem encontro para fortalecer resposta ao HIV/SIDA

O Ministério da Saúde e a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique promoveram um encontro nacional, entre os dias 21 e 23 de Junho, em Maputo, para discutir estratégias de fortalecimento da resposta ao HIV/SIDA.

O encontro reuniu equipas técnicas de nível central e provincial do Ministério da Saúde (MISAU) e do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS), do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), e de vários parceiros nacionais e internacionais envolvidos na resposta à epidemia.

Contando com mais de 200 participantes, a reunião criou uma oportunidade para o fortalecimento das acções de planificação, colaboração e comunicação entre os diferentes intervenientes institucionais, permitindo uma análise situacional dos vários mecanismos clínicos e comunitários existentes para o controlo da epidemia e a definição de estratégias que aumentem o seu impacto.

Observando o trajecto de sucesso registado ao longo das duas últimas décadas na resposta nacional, e que se traduz numa crescente disponibilidade de serviços de prevenção e de cuidados e tratamento do HIV em todo o país, os participantes apresentaram novas propostas para o reforço das acções em curso considerando os resultados preliminares do Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique (IMASIDA), recentemente divulgados.

Os dados preliminares do IMASIDA estimam um aumento da prevalência do HIV entre a população adulta (15-49 anos) para 13,2%, uma diferença de cerca de 1,7 pontos percentuais relativamente ao Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre o HIV/SIDA em Moçambique (INSIDA), realizado em 2009.

Embora os resultados finais do IMASIDA não estejam ainda disponíveis, os seus dados epidemiológicos preliminares permitem já orientar novas estratégias clínicas e comunitárias, sendo consensual a necessidade de continuar a expandir os serviços de prevenção de nível comportamental e biomédico. Por outro lado, é também recomendada a crescente disponibilidade de serviços de cuidados e tratamento do HIV, que beneficiam já mais de 900 mil pessoas em todo o país. Para melhor alçancar grupos populacionais específicos, como crianças, adolescentes e jovens e homens adultos, abordagens inovadoras foram tambem discutidas para melhorar o seu acesso e retenção nos cuidados clínicos.

Durante a reunião, foram também apresentados os resultados semianuais da implementação do Plano Operacional de 2016 (COP16, na sigla em inglês) do PEPFAR para Moçambique, e das actividades previstas para o próximo ano (COP17). Através do PEPFAR, o Governo dos Estados Unidos é o mais importante doador das actividades nacionais de resposta ao HIV/SIDA, tendo o seu apoio ultrapassado os dois mil milhões de dólares desde 2004.

A procura de um uso racional e impactante dos recursos alocados através do COP para melhor servir a população moçambicana tem levado a uma crescente coordenação entre as autoridades de saúde nacionais e a equipa representante do PEPFAR em Moçambique, sendo este encontro um exemplo destes esforços que irá continuar a ser promovido de forma regular. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário