Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ilha do Príncipe - IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da CPLP


Está a realizar-se na ilha do Príncipe no arquipélago de São Tomé e Príncipe, entre os dias 18 e 21 de Julho de 2017, o IV Congresso Internacional de Educação Ambiental da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O congresso tem como objetivos:


I. A promoção da divulgação de projetos de investigação científica, a troca de experiências pedagógicas, a partilha de projetos comunitários e o reforço das redes nas áreas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Cooperação e Desenvolvimento;

II. Promover a cooperação entre atores educativos e técnicos das comunidades lusófonas capacitando-os para atuar ao nível das políticas de responsabilidade ambiental e de justiça social;

III. Reforçar o papel político da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, considerando a educação e o ambiente como a chave para a democratização da nossa casa comum, no sentido de promover novas formas de governança em diferentes tipos de organizações políticas e da sociedade civil através de metodologias participativas e de decisão democrática.

A temática da Educação Ambiental vai ser debatida em torno de oito eixos temáticos: Identidade(s) do campo e políticas públicas em Educação Ambiental; A Educação Ambiental na resposta às alterações climáticas e aos riscos e desastres ambientais; A Educação Ambiental nos equipamentos, interpretação e conservação; A Educação Ambiental no sistema educativo; As fronteiras da Educação Ambiental: ética, inclusão, género, paz e justiça; A Educação Ambiental na valorização socioeconómica das comunidades locais; A educação Ambiental nos saberes tradicionais e manifestações culturais-artísticas; A educação Ambiental-Educomunicação nas redes sociais e tecnologias de informação.

A programação do evento contempla a dinamização de atividades como minicursos, mesas-redondas, oficinas, apresentação de livros ou revistas e visitas a iniciativas e projetos locais.

O presidente da Comissão Especializada de Assembleia Nacional popular para o ambiente da Guiné-Bissau Mário Dias Sami anunciou que o país é candidato para acolher em 2019, o 5º Congresso Internacional de Educação Ambiental da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Nós também estamos aqui para apresentar a candidatura de Guiné-Bissau para organizar o V Congresso, e esperamos acolher pelo menos 250 pessoas nas nossas belas ilhas, especialmente na ilha de Bubaque, no arquipélago dos Bijagós," afirmou Mário Dias Sami. Baía da Lusofonia

Se pretende conhecer a vida selvagem da ilha do Príncipe veja o documentário seguinte:

Sem comentários:

Enviar um comentário