Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Angola – Inaugurado Hospital Municipal do Cuango

A unidade sanitária conta com vários serviços, com destaque para o bloco operatório, salas de pré-parto, parto, pós-parto, farmácia, pediatria, central térmica, área administrativa e de serviços, de análises clínicas, de esterilização, de desinfectação, TAC e ECG, salas de tratamento, de exame e de higiene.

Com dois edifícios, sendo um técnico e outro administrativo, o hospital foi construído numa área de 2.000 metros quadrados pela empresa Sinomach, com obras avaliadas em cinco milhões de dólares. As obras tiveram início em 2014, financiados através de uma linha de crédito da China a Angola.

O edifício técnico conta com áreas de bombagem e tratamento de água, um reservatório de água para incêndios com 200 metros cúbicos, um reservatório de água para o consumo, com 100 metros cúbicos, sala de exaustão de gases, área de gerador, sala de vácuo e a sala de ar comprimido.

A unidade hospitalar conta também com uma morgue, área de conservação com três gavetas e uma área de preparação e lavagem de defuntos.

O governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, presente no acto inaugural, disse que a construção de hospitais municipais de qualidade e com capacidade para corresponder à densidade populacional é um dos objectivos do Governo, para melhorar a assistência médica e medicamentosa.

Ernesto Muangala explicou que o hospital municipal do Cuango é uma unidade moderna que se pode equiparar a um hospital provincial, em termos de serviços sanitários.

Ernesto Muangala, que pediu à população para cuidar bem do novo hospital, garantiu que o Governo vai continuar a trabalhar para minimizar a situação da falta de medicamentos que algumas unidades sanitárias enfrentam, em função da crise económica e financeira, de modo a garantir melhor assistência aos pacientes. Ernesto Muangala anunciou para breve a inauguração dos hospitais municipais do Capenda Camulemba e Lucapa e posteriormente o hospital provincial materno-infantil, no município do Chitato, no distrito urbano do Mussungue. O director municipal da Saúde, Omar Katumba, disse que, numa primeira fase, o hospital vai funcionar com 25 técnicos e quatro médicos, números ainda insuficientes em função da capacidade do hospital, que necessita, no mínimo, de 60 enfermeiros. Omar Katumba garantiu que esforços estão a serem envidados para aumentar o número de técnicos.

Segundo o director municipal do Cuango da Saúde, com a entrada em funcionamento da nova unidade sanitária, o município passa a contar com 11 unidades sanitárias.

Casos de malária

A malária causou no primeiro semestre do ano 51 óbitos, número considerado baixo em relação aos anos anteriores, graças aos trabalhos de prevenção e sensibilização desenvolvidos, segundo o director municipal da Saúde.
Na mensagem de agradecimento, os habitantes congratularam-se com os esforços do Governo para a construção de um hospital municipal, com todas as valências. No passado, muitos doentes eram transferidos para hospitais da província de Malanje. Agora, o novo hospital põe fim a essa necessidade.

O regedor Kissueia pediu às autoridades maior fiscalização dos medicamentos que são postos à disposição das unidades sanitárias.

 "Não basta termos infra-estruturas modernas, precisamos também de medicamentos essenciais para salvar a vida dos pacientes. Precisamos de mudar de mentalidade, para que os medicamentos nos hospitais beneficiem os pacientes que procuram os serviços de saúde", sublinhou o regedor Kissueia. In “Jornal de Angola” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário