Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 20 de agosto de 2017

Timor-Leste - Comemoração do 42.º aniversário das FALINTIL

Hoje, 20 de agosto de 2017, comemora-se o 42.º aniversário das FALINTIL, Forças Armadas para a Libertação Nacional de Timor-Leste.

O Governo expressa o seu profundo respeito e gratidão às FALINTIL e honra todos os Combatentes da Libertação Nacional que, com coragem e sacrifício, durante 24 anos de luta, conduziram a um Timor-Leste livre e independente.

Entre os dias 7 e 18 de agosto, foram organizados vários eventos no âmbito da celebração do dia das FALINTIL. A competição desportiva “Taça FALINTIL”, com jogos entre equipas dos vários ministérios, decorreu no Campo de Futsal, em Fatuhada, Díli. No sábado, dia 19 de agosto, realizou-se uma Missa de Ação de Graçasna Igreja de Santo António (Motael), em honra aos heróis nacionais, seguida de uma Cerimónia de colocação de coroas de flores no Jardim dos Herós, em Metinaro.

Hoje tem lugar a cerimónia principal no Quartel-General das F-FDTL, em Fatuhada. Entre os convidados contam-se altos representantes militares de Portugal e da Austrália e pessoal militar, veteranos e diplomatas de todo o mundo.

O programa oficial inclui a cerimónia do Içar da Bandeira, paradas militares e atribuição de prémios e promoções militares. Haverá ainda discursos do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Francisco Guterres Lú Olo, e do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Major-General Lere Anan Timur.

A cerimónia termina com uma apresentação dos alunos que participaram na marcha entre Ainaro e Díli, em homenagem ao 42.º aniversário, seguida de uma apresentação musical e uma demonstração militar.

O Porta-Voz do VI Governo Constitucional, o Ministro de Estado Agio Pereira, referiu que "nestes próximos dias lembraremos as FALINTIL e todos aqueles que serviram nas suas fileiras. Hoje, o Sol nasce e põe-se sobre um Timor-Leste livre e em paz devido ao seu sacrifício e coragem. Nós os honramos. É com o espírito das FALINTIL que sabemos o que é amar e servir e, inspirados pela sua dignidade e determinação, avançamos, trabalhando juntos para construir a nossa Nação." Governo de Timor-Leste

Sem comentários:

Enviar um comentário