Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 1 de outubro de 2017

Catalunha – Comércio Internacional

Portugal é o quarto cliente da Catalunha. Trocas comerciais e investimento recíproco têm aumentado. Portugal está em décimo lugar na lista de fornededores da região

A Comunidade da Catalunha tem uma população de 7,5 milhões de habitantes, 16% do total da população espanhola, e com quase 20% do total, é a comunidade que mais contribuiu para o produto interno bruto (PIB) de Espanha.

O PIB médio per capita espanhol foi de 22 780 euros. A Catalunha atingiu 26 996 euros por habitante, o quarto no ranking espanhol e que em termos relativos corresponde a 119% do país.

A Catalunha tem um forte cariz industrial, com base no têxtil, mas desenvolveu em paralelo outros setores como automóvel, plásticos, químicos, farmacêutico, a eletrónica, entre outras. A biotecnologia, energias renováveis ou reciclagem são exemplos de novas indústrias, que par das atividade terciárias das TIC, audiovisuais, logística ou turismo compõem o atual tecido económico catalão.

As exportações da Catalunha ultrapassam os 60 mil milhões de euros e as importações atingem os quase 72 mil milhões de euros e têm estado a aumentar.

 Em termos do ranking de clientes da Catalunha, em 2014, o primeiro lugar foi de França, seguida da Alemanha e da Itália. Portugal ocupa a quarta posição com uma quota de 6,8% sobre o total. Entre os fornecedores Portugal está em décimo lugar, com uma quota de 2,4% sobre o total, numa lista em liderada pela Alemanha, seguida de França e da China

No primeiro semestre 2017, a região autónoma da Catalunha foi o principal exportador de Espanha para Portugal com um total de 2334 milhões de euros, seguida da Comunidade de Madrid com 1502 milhões e em terceiro lugar a Galiza com 1313 milhões. Em relação às vendas de Portugal a Espanha, neste mesmo período o primeiro comprador é a Comunidade de Madrid 1011 milhões, seguida da Galiza com quase 1000 milhões e em terceiro lugar a Catalunha com 836 milhões.

Mais investimento

Em 2016  a Catalunha tinha exportado 4366 milhões de euros, ou seja, 24% do total exportado, que ascendeu a 18188 milhões de euros, com destaque para o vestuário, a indústria química e os veículos de transporte. Em segundo lugar, aparece a Comunidade de Madrid com 2700 milhões de euros.

Em relação às compras espanholas a Portugal, também em 2016, o principal comprador é a Galiza com 1924 milhões, seguida da Catalunha com 1.684 milhões e em terceiro lugar a Comunidade de Madrid com 1586 milhões. O valor global das transações entre os dois países em 2016 foi de 28787 milhões de euros. Mais de 50% do total é destas três comunidades.

Nos últimos anos a Catalunha concentrou 17% do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Espanha, em consonância com as sedes sociais das principais empresas. De Portugal chegou 3,4% do total do IDE no país, sendo que deste 3%, foi para a Catalunha. A comunidade catalã investiu 3,9% do total espanhol em Portugal.

Em relação ao investimento catalão em Portugal, existem vários como a SEAT, Bimbo, Nutrexpa, Panrico, Freixenet, entre outros, mas, o principal investidor é o grupo financeiro La Caixa, com um importante investimento no banco BPI. Entre as empresas portuguesas sediadas na Comunidade da Catalunha estão por exemplo o Grupo Amorim, Barbosa e Almeida, CIN Indústria, Endutex, Grupo Pestana, Inapa, José de Mello Saúde, Logoplast ou Sonae. In “Semanário Sol” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário