Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

OIT – Fazer a detecção do HIV no trabalho

GENEBRA - Como parte de uma iniciativa destinada a fazer com que os trabalhadores e as suas famílias testem a prova de detecção do HIV, a OIT chega a trabalhadores em sectores tão diversos como salões de beleza, agricultura, indústria de transporte, mineração e entretenimento, bem como o sector informal em 18 países, da Ucrânia até ao Uganda.

A OIT colabora com múltiplos parceiros, incluindo governos, sindicatos e empregadores, para implementar uma iniciativa muito eficaz, a VCT @ WORK (detecção e orientação voluntária no trabalho). Esta iniciativa é considerada uma parte importante dos esforços mundiais dirigidos para reduzir os défices na deteccão e no tratamento do HIV a fim de alcançar a meta de por fim à sida até ao ano de 2030.

Desde que a iniciativa foi lançada em 2013 - pela OIT, ONUSIDA, a Organização Internacional dos Empregadores (IBE) e a Confederação Internacional dos Sindicatos (CSI) - mais de 4,1 milhões de trabalhadores e os seus familiares receberam aconselhamento e submeteram-se ao teste de detecção do HIV. Mais de 103 mil pessoas que tiveram resultados de HIV positivos foram encaminhadas para a terapia antirretroviral.

A Coal India Limited (CIL) é uma das principais empresas envolvidas na iniciativa, é a maior empresa pública do setor de carvão na Índia com 314 mil funcionários e um grande número de trabalhadores contratados. No total, 29580 funcionários e os seus familiares a cargo tiveram acesso a serviços de triagem e aconselhamento para o HIV. As 141 pessoas que tiveram resultados seropositivos recebem tratamento antirretroviral por parte da empresa.

As parcerias público-privadas foram eficazmente utilizadas para promover a iniciativa VCT @ WORK. Na Indonésia, por exemplo, foi estabelecida uma parceria entre a OIT e a Pertamina, uma das maiores empresas públicas. A Pertamina adoptou uma política no local de trabalho para garantir um ambiente não discriminatório para as pessoas que vivem com o HIV e realizou uma campanha de informação, orientação e triagem do HIV para os trabalhadores nos locais de trabalho em todo o país. Na Federação Russa, a OIT associou-se com a maior empresa de mineração do país, a Siberian Coal Energy Company (SUEK) e os centros regionais de luta contra a sida. A OIT realizou actividades de promoção e sensibilização e a empresa implementou o programa em oito locais para atender os trabalhadores, as suas famílias e comunidades.

No Zimbabwe, para alcançar os trabalhadores da economia informal, as sessões de detecção e orientação foram organizadas em locais de trabalho do sector informal, tais como oficinas de reparação de veículos, fábricas de processamento de alimentos e mercados de rua. As unidades móveis também forneceram serviços de triagem e aconselhamento do HIV para trabalhadores, que foram mobilizados através de operadores do setor informal utilizando as estruturas locais em parceria com autoridades locais e conselhos municipais.

No Quénia, a OIT e os seus parceiros proporcionaram serviços de selecção e aconselhamento do HIV para motoristas de pesados nas áreas de trabalho sexual ao longo do corredor de transporte setentrional. A OIT associou-se com a Organização Central dos Sindicatos do Quénia, a União dos Camionistas de Longa Distância do Quénia, o Centro Comunitário de Recursos de Saúde Rodoviária e o Programa Suíço de Prevenção do HIV / Sida no Trabalho.

A iniciativa VCT @ WORK está sendo implementada no Cambodja, Camarões, China, República Democrática do Congo, Egipto, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Indonésia, Quénia, Moçambique, Nigéria, Federação Russa, África do Sul, Tanzânia, Ucrânia e Zimbabwe. Organização Internacional do Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário