Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

São Tomé e Príncipe – Honroso 3º lugar em Torneio Internacional de Xadrez

Adicionar legenda
São Tomé - São Tomé e Príncipe conquistou o terceiro lugar no torneio internacional de xadrez da Fundação Kasparov que decorreu em Abidjan, Costa de Marfim, subindo pela primeira vez ao pódio, no quadro desta modalidade desportiva.

A proeza surge na circunstância da selecção são-tomense desta modalidade, Fexa-STP, vencer em Abidjan 7 países africanos, tendo sido superada apenas pela sua vizinha Nigéria e a Líbia, numa disputa que contou com a participação de 10 seleções africanas de xadrez.

“A nossa participação foi brilhante e fizemos grande esforço”, considera o presidente de Fexa-STP, José Rita “Macossa”, que enalteceu o esforço e inteligência dos jogadores e elogiou o envolvimento do governo, que se disponibilizou, segundo o presidente, desde a primeira hora, em apoiar a seleção.

O feito conquistado pela seleção são-tomense, “muitos países africanos gostariam”, avançou um dos xadrezistas, um dos mestres jogadores desta modalidade que contribuiu para a entoação do Hino Nacional de São Tomé e Príncipe em Abidjan.

No último dia competição, a selecção são-tomense venceu o derradeiro confronto contra Gana por 3,5 - 0,5 mantendo assim o terceiro lugar na classificação final, enquanto a vencedora Nigéria derrotou a líbia que conquistou o 2º lugar.

De regresso ao país, a selecção foi recebida no aeroporto internacional com aplausos e reuniu-se, esta quarta-feira, com o ministro da juventude e desporto, marcelino Sanches, para fazer o balanço da participação do país neste torneio e analisarem a situação actual desta modalidade no país. Arcangelo Dende – São Tomé e Príncipe in “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe”

Sem comentários:

Enviar um comentário