Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 2 de dezembro de 2017

Moçambique - Aurélio Furdela vence Prémio Literário 10 de Novembro

O escritor Aurélio Manuel Furdela é o grande vencedor do “Prémio Literário 10 de Novembro” edição de 2017, promovido pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), com o patrocínio da mcel-Moçambique Celular.

O jovem escritor concorreu e venceu através da obra intitulada “A Noite”, tendo recebido, como prémio, um cheque no valor de 100 mil meticais.

Conforme foi anunciado, na passada quinta-feira, em Maputo, foram submetidas ao concurso 17 obras, das quais quatro não reuniam os requisitos exigidos pelo prémio, instituído pelo CMCM e a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), por ocasião da celebração do Dia da Cidade de Maputo.

Intervindo, na cerimónia de anúncio dos resultados do concurso, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, indicou que a literatura é um instrumento de manifestação e divulgação de experiências que o ser humano acumula ao longo da sua existência, sendo, ao mesmo tempo, um instrumento indispensável da socialização.

“No caso do nosso País e da cidade de Maputo, em particular, dominados pela tradução oral e, por conseguinte, por bibliotecas mortais, somos desafiados a imortalizar o nosso legado histórico e social, através da literatura, daí a razão da criação do Prémio Literário 10 de Novembro pela edilidade”, concluiu.

Por sua vez, a representante da mcel, Felícia Nhama, referiu que o evento ocorre num momento especial para a operadora moçambicana de telefonia móvel, que comemora 20 anos de sua existência.

“Não podemos falar dos 20 anos da mcel, sem nos referirmos ao destacado papel socialmente responsável que a empresa dedicou durantes duas décadas de existência, nos vários sectores da sociedade, nomeadamente na Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e neste caso concreto, na Cultura”, frisou. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário