Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Portugal – Marinha comemora 700 anos



A cerimónia de comemoração da criação formal dos 700 anos da Marinha vai realizar-se na próxima terça-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 14 horas, na Praça do Comércio, em Lisboa com a presença de navios e embarcações nacionais e internacionais. O evento conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia contempla uma revista naval no Tejo, efectuada pelo Presidente da República a todos os navios presentes no rio, seguida de uma cerimónia e desfile militar.

Mais de 700 militares na Praça do Comércio

A cerimónia contará com navios nacionais e estrangeiros estacionados no Rio Tejo e mais de 700 militares na Praça do Comércio, para além de representantes das Marinhas de todo o Mundo, corpo diplomático, etc., que se juntam assim a esta “importante data que consagra a Marinha Portuguesa como a mais antiga do Mundo”, refere um comunicado da Marinha.

Recorde-se que a Marinha de Guerra Portuguesa foi formalmente criada em 1317, por Carta Régia de D. Dinis. Este importante documento, também conhecido como “Contrato de Pessanha”, estabelece pela primeira vez a organização permanente da Marinha e nomeia o genovês Manuel Pessanha como Almirante do Reino de Portugal. João Borges – Portugal in “Agricultura e Mar Actual”

Seminário Internacional “Estratégias Marítimas para o séc. XXI” - 11 de dezembro das 09:00 às 16:00 (Escola Naval - Almada)

Entrada livre condicionada à capacidade máxima, mediante inscrição prévia: seminario.700anos@marinha.pt

Programa


Sem comentários:

Enviar um comentário