Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 2 de dezembro de 2017

Portugal – Seminário “Infraestruturas de Teste e Demonstração para o Desenvolvimento da Economia Azul”



O WavEC Offshore Renewables está a organizar o seu Seminário Anual de 2017, que terá lugar na manhã do dia 12 de dezembro, na Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa. Na parte da tarde serão realizados os encontros B2B.

O tema deste ano tem que ver com o relevante papel que as infraestruturas de teste e demonstração em terra e no mar têm para atrair projetos para Portugal e, através deles, desenvolver uma cadeia de valor nacional, incluindo, naturalmente, as componentes de I&D, serviços e indústria.

A discussão deste tema é particularmente importante e oportuna, dada a preparação de uma candidatura ao ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures) para criar uma rede de infraestruturas no setor das energias renováveis marinhas. As infraestruturas enquadradas no ESFRI terão acesso a condições mais atrativas para angariar projetos de ID&I.

A preparação desta candidatura ao ESFRI está a ser preparada no âmbito de um projeto europeu em que o WavEC participa, o MARINERG-i, num consórcio constituído por parceiros da Irlanda, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Dinamarca, Suécia, Noruega, Países Baixos, Alemanha, Bélgica e Itália.

O Seminário, que se realiza na parte da manhã do dia 12 de dezembro, estará, por isso, articulado com a realização de uma sessão organizada no âmbito do projeto MARINERG-i para identificar, com um conjunto de atores relevantes, as possíveis infraestruturas de ID&I nacionais candidatas a integrarem a infraestrutura ESFRI. Esta sessão será realizada na parte da tarde desse mesmo dia, e o seu acesso fechado ao público.

Dado que as infraestruturas de teste e demonstração têm em geral uma abrangência temática grande, o seminário abordará dois setores distintos, ainda que com pontos de contacto importantes, quer a nível das infraestruturas de teste, quer a nível da cadeia de valor e tecnologia que parcialmente partilham: as energias renováveis offshore e a aquicultura offshore.

O Seminário contará com oradores portugueses e europeus, peritos de topo nos seus setores.

Formatado para permitir uma maior interação com a assistência, o evento está estruturado em três painéis de debate, que irão decorrer na parte da manhã:

• ENERGIA RENOVÁVEL MARINHA
• AQUACULTURA OFFSHORE
• INFRAESTRUTURAS DE ID&I

Nos dois painéis iniciais iremos analisar o estado da arte e as tendências de desenvolvimento tecnológico e de mercado em cada um dos setores. No último painel iremos refletir sobre as infraestruturas de teste e demonstração nacionais e debater o contributo que deram para a atração de projetos de ID&I e para o desenvolvimento nacional de tecnologia e cadeia de valor.

Convidamos todos a participar neste encontro. Em breve irá estar disponível a plataforma de registos para os dois eventos (Seminário e B2B). Este ano, por motivos de logística, existem apenas 100 lugares disponíveis para o Seminário.

Mais informações aqui. In “WavEC” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário