Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

São Tomé e Príncipe – Navio militar português vai fiscalizar águas são-tomenses

São Tomé – Portugal vai colocar a partir de Janeiro próximo um navio da armada portuguesa durante todo o ano nas operações de fiscalização e controlo das águas marítimas de São Tomé e Príncipe, anunciou o Secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal, Marcos Perestrello.

O governante português fez o anúncio no final de uma audiência com o ministro são-tomense da Defesa e Administração Interna, Arlindo Ramos, com quem abordou a questão de colocação de um navio da armada portuguesa para operações de fiscalização marítima.

«Estamos a criar as condições e a estabelecer os termos que nos permitirão no próximo ano, ter em permanência ao longo de todo o ano um navio da armada portuguesa com militares de Portugal e de São Tomé e Príncipe», disse o secretário Estado da Defesa Nacional de Portugal.

São Tomé e Príncipe e Portugal têm um acordo no domínio da fiscalização conjunta das águas territoriais do arquipélago que as autoridades lusas dizem estar «muito empenhadas» em cumprir.

A presença de um navio da armada portuguesa, com caráter permanente durante um ano, em São Tomé e Príncipe, na perspectiva do governante português «estabelece um novo patamar no quadro da cooperação no domínio de defesa entre os dois estados».

Portugal considera que o desenvolvimento desse acordo permite a São Tomé e Príncipe «reforçar as condições e o exercício da sua autoridade no mar» e reforça também a presença de Portugal no Golfo da Guiné, «onde muitos navios com bandeira portuguesa também circulam e cuja segurança é preciso manter». In “STP-Press” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário