Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 3 de abril de 2018

Brasil: a questão democrática e a soberania

Seminário

Brasil: a questão democrática e a soberania

Adão Villaverde (Professor na Escola Politécnica da PUCRS)

4 de abril de 2018, 19h00

Casa do Alentejo (Lisboa)

Discute-se a conjuntura brasileira atual, comparando as ameaças à democracia com o cenário que levou ao golpe no ano de 1964 e descortinou uma ditadura no país por mais de 25 anos. Na sua exposição, baseada em livro publicado recentemente, o autor aborda vários temas desde o ajuste fiscal e o Estado mínimo, ao neoliberalismo e à ameaça aos direitos sociais, principalmente aos trabalhistas. Em geral, trata-se de contrariar o argumento dos adversários da democracia de que um mundo sem política e sem políticas seria melhor.

Nota biográfica

Adão Roberto Rodrigues Villaverde é Professor na Escola Politécnica da PUCRS, foi Secretário de Estado do Rio Grande do Sul-Brasil, nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e Coordenação e Planeamento, na administração do Governador Olívio Dutra.

Foi também Presidente do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, é o autor da designada "Lei Villaverde" que estabelece o controle sobre o enriquecimento ilícito do gestor público e da "Lei Kiss" de segurança e prevenção contra incêndios, depois da tragédia que vitimou 242 jovens numa boate na cidade de Santa Maria. Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra



Sem comentários:

Enviar um comentário