Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 8 de abril de 2018

Os Cantores da Minha Terra



















Vamos aprender português, cantando


Vou falar deles, vou-os lembrar
quero-os eternos
faço justiça pela minha própria voz
os desgraçados, os antigos, os modernos
os afamados, esquecidos, sempre sós

Vou falar deles, vou-os lembrar
quero-os activos
parto epitáfios com a minha própria voz
antes que morram, apesar de pouco vivos
antes que sofram mais desgostos
sempre sós

Vou falar deles, vou-lhes cantar
a velha história
farei um palco com a voz que sai de mim
onde terão a sua noite de glória
com grande orquestra, com maestro e camarim

Vou falar deles, vou-os lembrar, vê-los contentes
os desprezados, os melhores e os piores
os de voz própria, os já sem voz todos presentes
na grande gala em que eles sejam
os senhores

Vou falar deles, vou-os lembrar
fazer notícia
de quem amou mais o aplauso que os dinheiros
gente tão bela que achava uma delícia
fazer a borla para a ambulância dos bombeiros

Vou falar deles, vou-os lembrar
dar-lhes um beijo
para que saibam que não esqueço esse tempo
em que sem chavo para comprar nem um desejo
dava a impressão de andar mesmo cheio de vento

Vou falar deles, vou-os lembrar, pedir carinho
em homenagem dos que nunca se renderam
vidas inteiras descobrindo mais caminho
falo daqueles que não ganhando não perderam

Vou falar deles vou-os lembrar pedir respeito
por todos esses que nunca andaram na berra
se no amor não se olha ao imperfeito
peço que amem os cantores da minha terra

Fernando Tordo - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário